- Hoje em dia, há cerca de sete mil milhões de pessoas em todo o mundo.
- Há mais do dobro das pessoas que havia há 45 anos no nosso planeta.
- Quando as pirâmides do Antigo Egipto foram construídas, havia menos de 30 milhões de pessoas no mundo.
- Quando o Big Ben, em Londres, foi construído a população mundial atingiu os mil milhões de habitantes pela primeira vez.
- Quando o Mount Rushmore estava a ser esculpido, no final dos anos 20 do século XX, a população mundial chegou aos dois mil milhões de pessoas.
- As Nações Unidas estimam que em 2050 a população mundial terá crescido 30% e que seremos 8.91 mil milhões de habitantes.
Comida
- Actualmente, todas as explorações agrícolas do mundo ocupam uma área equivalente à de todo o continente da América do Sul.
- Se a população mundial duplicasse repentinamente, a procura de alimentos seria muito maior e a oferta insuficiente, o que faria disparar os preços drasticamente.
- Num mundo com excesso de população, os países que fossem afectados pela fome, iriam com certeza procurar recursos ao mar.
Habitação
- São precisas cem árvores para construir a estrutura de uma casa. Para construir cinco milhões de casas seria necessária uma floresta do tamanho de Rhodes Island, nos Estados Unidos.
- Se a população duplicasse repentinamente, as cidades que ficam perto de nascentes de água doce iriam crescer como cogumelos, albergando milhões de pessoas em grandes arranha-céus.
Água
- Em Nova Iorque, o sistema de água foi concebido para abastecer cerca de 3.8 mil milhões de litros de água por dia. Com o dobro da população a tomar banho e a puxar o autoclismo, a quantidade de água necessária para os cuidados básicos duplicaria.
- A falta de água potável poderia causar surtos de doenças como a cólera ou a febre tifóide.
- A água cobre 70% da área do nosso planeta, mas só cerca de 3% dessa água é que é potável - e dessa, grande parte está "presa" em glaciares e calotes geladas.
- Em media, cada lar gasta cerca de 870 litros de água por dia em banhos e para lavar a roupa e a loiça.
- A falta de água poderia afectar a indústria da construção, uma vez que são necessários 300 mil litros de água para obtermos uma tonelada de aço.
Energia
- O aumento repentino do número de casas iria exercer uma enorme pressão nos sistemas energéticos e o carvão seria a solução mais rápida.
- Com a expansão massiva do nosso sistema energético, os níveis de poluição seriam extremamente tóxicos.
- Em 1952, milhares de pessoas morreram durante a Grande Smog, em Londres. Se a população duplicasse, as consequências seriam muito piores. Num mundo com mais de 14 mil milhões de pessoas, as cidades seriam a melhor solução uma vez que nas cidades, em apartamentos, uma família gasta cerca de metade da energia consumida por uma família a viver numa moradia.
Sem comentários:
Enviar um comentário