sábado, 26 de março de 2011

Mais, sobre a "Hora da Terra"

A "Hora da Terra" é hoje!

Eólica gigante pode abastecer 30 mil casas

Clica na imagem para veres a infografia

Há 26 anos as primeiras eólicas tinham 50 KW de capacidade instalada. Agora já há uma turbina com 7,5 MW, na Alemanha, e já se projeta uma outra com 20 MW.
A semana passada, um grupo de investigadores financiados pelo programa europeu UpWind comunicou aos responsáveis da União Europeia que a construção de turbinas eólicas com 20 MW de capacidade é possível.

sexta-feira, 25 de março de 2011

China constrói arranha-céus amigo do ambiente

A nova sede da Guosen securities, em Shenzhen, China, terá a forma de um lanterna chinesa tradicional. Tem 204 metros de altura, produz energia para consumo próprio e recupera a água da chuva.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Instituto de Meteorologia Nacional faz 65 anos


O Instituto de Meteorologia, I. P. (IM) celebra hoje 65 anos, data em que também se comemora o Dia Mundial da Meteorologia . Na celebração da efeméride, Adérito Serrão, presidente do IM, lançou um novo projecto “dirigido aos cidadãos portugueses, em particular aos que são amantes da meteorologia”: o 'MeteoGlobal'.

Para saber mais: Aqui

terça-feira, 22 de março de 2011

Censos 2011

A Hora do Planeta

Apaga a luz e ajuda o planeta

"A "Hora do Planeta" está marcada para o dia 26 de Março e incentiva cidades de todo o mundo a desligarem as luzes e provocarem um efeito global em onda.Conheces a “Hora do Planeta” (Earth Hour)? É um evento promovido pela ONG World Wide Fund for Nature (WWF) com o objetivo de alertar para os perigos das alterações climáticas.

Todos os anos a organização incentiva cidades de todo o mundo a desligarem as luzes por uma hora. Este ano, a iniciativa está marcada para sábado, 26 de Março. As cidades envolvidas devem reduzir ao máximo a sua fatura energética entre as 20h30 e as 21h30. O evento começa em Sidney, na Austrália, alastrando pela Terra em efeito onda devido aos diferentes fusos horários.

A “Hora do Planeta” teve início em 2007, em Sidney. Com este gesto simbólico espera-se promover um impacto positivo no ambiente, reduzindo o consumo de energia durante essa hora e fomentando bons hábitos energéticos. Mais de 128 países e territórios aderiram à iniciativa em 2010 e este ano estão inscritos 130, mas poderão ser os “smartphones” e redes sociais a dar o maior impulso."


sábado, 19 de março de 2011

Factos sobre o excesso de população


  • Hoje em dia, há cerca de sete mil milhões de pessoas em todo o mundo.

  • Há mais do dobro das pessoas que havia há 45 anos no nosso planeta.

  • Quando as pirâmides do Antigo Egipto foram construídas, havia menos de 30 milhões de pessoas no mundo.

  • Quando o Big Ben, em Londres, foi construído a população mundial atingiu os mil milhões de habitantes pela primeira vez.

  • Quando o Mount Rushmore estava a ser esculpido, no final dos anos 20 do século XX, a população mundial chegou aos dois mil milhões de pessoas.

  • As Nações Unidas estimam que em 2050 a população mundial terá crescido 30% e que seremos 8.91 mil milhões de habitantes.

Comida

  • Actualmente, todas as explorações agrícolas do mundo ocupam uma área equivalente à de todo o continente da América do Sul.

  • Se a população mundial duplicasse repentinamente, a procura de alimentos seria muito maior e a oferta insuficiente, o que faria disparar os preços drasticamente.

  • Num mundo com excesso de população, os países que fossem afectados pela fome, iriam com certeza procurar recursos ao mar.

Habitação

  • São precisas cem árvores para construir a estrutura de uma casa. Para construir cinco milhões de casas seria necessária uma floresta do tamanho de Rhodes Island, nos Estados Unidos.

  • Se a população duplicasse repentinamente, as cidades que ficam perto de nascentes de água doce iriam crescer como cogumelos, albergando milhões de pessoas em grandes arranha-céus.

Água

  • Em Nova Iorque, o sistema de água foi concebido para abastecer cerca de 3.8 mil milhões de litros de água por dia. Com o dobro da população a tomar banho e a puxar o autoclismo, a quantidade de água necessária para os cuidados básicos duplicaria.

  • A falta de água potável poderia causar surtos de doenças como a cólera ou a febre tifóide.

  • A água cobre 70% da área do nosso planeta, mas só cerca de 3% dessa água é que é potável - e dessa, grande parte está "presa" em glaciares e calotes geladas.

  • Em media, cada lar gasta cerca de 870 litros de água por dia em banhos e para lavar a roupa e a loiça.

  • A falta de água poderia afectar a indústria da construção, uma vez que são necessários 300 mil litros de água para obtermos uma tonelada de aço.

Energia
  • O aumento repentino do número de casas iria exercer uma enorme pressão nos sistemas energéticos e o carvão seria a solução mais rápida.

  • Com a expansão massiva do nosso sistema energético, os níveis de poluição seriam extremamente tóxicos.

  • Em 1952, milhares de pessoas morreram durante a Grande Smog, em Londres. Se a população duplicasse, as consequências seriam muito piores. Num mundo com mais de 14 mil milhões de pessoas, as cidades seriam a melhor solução uma vez que nas cidades, em apartamentos, uma família gasta cerca de metade da energia consumida por uma família a viver numa moradia.

Boeing 747-8I com voo inaugural no domingo

É o grande concorrente do Airbus A380. Vai voar no domingo pela primeira vez nos céus de Seatle. As encomendas sucedem-se. Conheça melhor o novo gigante da aviação.

Qual o nível de radiação que consegue suportar o corpo humano?


Mais do que tremores de terra, neste momento, a grande preocupação no Japão passa pelos nocivos níveis de radioactividade libertados pela central nuclear Fukushima-1. O Governo nipónico já solicitou aos residentes da zona afectada que se submetam a exames de despistagem. Na Europa, embora a preocupação exista, os especialistas negam situação catastrófica.

Especialistas franceses afirmam que uma nuvem radioactiva causada pelas explosões deverá chegar à Europa na próxima semana, mas estimam, no entanto, que ela não será nociva à saúde. O governo francês pediu na quarta-feira ao órgão responsável por urgências de saúde no país para fazer um levantamento do estoque de pastilhas de iodo na França, substância que impede que a radioactividade tenha efeitos sobre a tiróide.

Níveis de radiação e efeitos:
Dez mil MiliSieverts: 100 por cento das pessoas que recebem este nível morrem, com destruição da parede intestinal e hemorragias internas;
Seis mil MiliSieverts: Dose a que foram sujeitos os operários de Chernobil e que cederam ao fim de um mês;
Cinco mil MiliSieverts: Uma dose poderia matar 50 por cento dos que estiverem expostos;
Mil MiliSieverts: Hemorragias;
800 MiliSieverts: Provoca vómitos, diarreia e náuseas;
750 MiliSieverts: A queda de cabelos irá manifestar-se entre duas a três semanas.
100 MiliSieverts: Limite de radiação recomendado a cada cinco anos para os operários.
Dez MiliSieverts: TAC de corpo inteiro;
Dois MiliSieverts: É o nível de radiação que recebemos anualmente de forma natural.
Uma exposição entre 50 e 100 milisieverts já provoca mudanças na composição do sangue.
Embora não conduza a uma catástrofe nuclear, a situação é grave, assegurou hoje Iaroslavl Chtrombakh, vice-diretor do Instituto Kurtchatov, o principal centro de investigação nuclear da Rússia. Para o cientista russo, no pior dos casos, fundir-se-ão os cinco reactores da central nuclear. “Pelos vistos, é isso que nos espera. Mas, mesmo assim, a situação não será catastrófica”, explicou Chtrombakh.

É no Instituto Kurtchatov, em Moscovo, que são projectados os reactores que funcionam nas centrais nucleares russas. Uma catástrofe, segundo os cientistas russos, seria uma situação semelhante à ocorrida na Central Nuclear de Tchernobyl, na Ucrânia, em 1986, quando a explosão num dos reactores provocou fugas de materiais radioactivos que atingiram vários países vizinhos.

A companhia aérea russa Aeroflot anunciou que os níveis de radioactividade dos seus aviões que regressaram de Tóquio a Moscovo são muito semelhantes à média registada na capital russa.

Níveis radioactivos e saúde humana

Uma exposição a dez mil MiliSieverts – o equivalente a 100 mil radiografias ao peito – provocaria a morte a uma pessoa em menos de um mês. Qual é o nível de radiação que consegue suportar o corpo humano?A central de Fukushima emitiu ontem 400 MiliSieverts por hora, um nível tóxic, mas sem efeitos adversos imediatos na saúde. Contudo, equivale a mil mamografias (cada uma é de 0,4 MiliSieverts).

quarta-feira, 16 de março de 2011

Agricultura Biológica

Para quem ama cinema: Pirata das Caraíbas 4 - Navegando em Águas Misteriosas



"Trailer legendado de "Piratas das Caraíbas 4 - Navegando em Águas Misteriosas" (Pirates of the Caribbean - On Stranger Tides, EUA, 2011), com Johnny Depp de volta ao papel de Jack Sparrow, o atrapalhado pirata que engana a morte, zomba dos inimigos e não se deixa seduzir facilmente. Nesta nova aventura, Sparrow reencontra uma jovem de seu passado, Angélica (Penelope Cruz). Quando ela o obriga a entrar no Queen Anne's Revenge, o navio do pirata Barba Negra (Ian McShane), ele se vê em uma aventura em busca da Fonte da Juventude. Com exibição em 3D."

Central Nuclear de Fukushima Daiichi - O antes e o depois




Dubai

terça-feira, 15 de março de 2011

Nova explosão na central nuclear de Fukushima

Uma explosão ocorreu esta terça-feira no reactor 2 da central nuclear da Fukushima 1, atingida pelo sismo e pelo maremoto subsequente no nordeste do Japão, anunciou o governo, informa a AFP.

O Executivo nipónico especificou que a explosão, a terceira ocorrida desde sexta-feira, deu-se pouco depois das 06.00 horas locais (21.00 horas de Lisboa), e afectou a piscina de condensação da cerca de confinamento concebida para impedir as fugas de radiatividade em caso de acidente.

"As autoridades japonesas referiram também que alguns dos trabalhadores que estão no local foram evacuados, deixando os trabalhos de segurança junto ao reactor reduzidos ao mínimo indispensável.

Esta foi a primeira vez que é referido um estrago no caixotão de confinamento de um reactor da central de Fukushima 1, atingida por uma série de problemas na sequência do sismo e maremoto que devastaram o nordeste japonês.

Dois outros reactores desta central foram afectados por uma explosão, no sábado e segunda-feira.

Nos dois casos, a deflagração, devido ao hidrogénio, afectou ou destruiu a construção externa do reactor, mas sem atingir o coração da instalação, segundo o governo."

Fonte: Jornal de Notícias


Começou betonagem da barragem do Sabor

"A EDP anunciou esta segunda-feira o início da betonagem da barragem de montante, ou seja, a maior das duas que integram o aproveitamento hidroeléctrico do Baixo Sabor, em Torre de Moncorvo. A barragem de jusante estava já em construção, cujas obras são visíveis na passagem pela EN 102.

Segundo a eléctrica nacional, os dois paredões vão demorar dois anos a ser erguidos. Com 123 metros de altura, a barragem do Baixo Sabor será a segunda mais alta de Portugal e vai criar a terceira maior albufeira portuguesa, assegurando uma reserva de água fundamental para a gestão da bacia do rio Douro.

Na sua construção estão a ser utilizados cerca de 700.000 metros cúbicos de betão, tendo sido escavados para as suas fundações cerca de 580.000 metros cúbicos de rocha.

O enchimento da barragem está previsto para 2013, devendo começar a produzir energia em 2014, seis anos após o início da obra. O projecto da EDP emprega já mais de 1000 trabalhadores directos, número pela primeira vez alcançado no final de Fevereiro, 32 por cento dos quais contratados localmente.

Estão envolvidas nas obras 13 empresas locais, num total de 85 empresas contratadas."

Fonte: Jornal de Notícias

sexta-feira, 11 de março de 2011

Os arranha-céus do futuro

São o sonho de qualquer empresa de construção. Prédios altos de arquitetura futurista e alguns exercícios de engenharia. Eis as propostas vencedorasconcurso "Skycraper Competition 2011" da revista Volo Magazine.


Forte terramoto e tsunami atingem o Japão


"Um forte terremoto seguido de tsunami atingiu o Japão por volta das 15 horas (horário local). Pela medição da Agência Meteorológica do Japão, o tremor foi de 8.8 (a agência revisou a magnitude divulgada anteriormente, que era de 8.4).

O epicentro foi na costa próxima à província de Miyagi, a 373 quilômetros da capital. Segundo autoridades japonesas, pelo menos 39 pessoas morreram em consequência do tremor, e 40 estão desaparecidas.

O terremoto foi o maior da história do Japão, e o sétimo em escala mundial, de acordo com a Agência de Pesquisa Geológica dos EUA.

A Agência Meteorológica emitiu alerta de tsunami para ondas de até 10 metros em toda a costa do Pacífico. A costa Oeste dos EUA também está sob alerta para a chegada de ondas gigantes.

Alerta

O alerta de tsunami acaba de ser ampliado para toda a costa Oeste dos Estados Unidos, de acordo com a agência Associated Press.

As ondas podem atingir também as Filipinas, o Havaí, a costa pacífica da Rússia, a Indonésia, Taiwan e mesmo países da América do Sul como o Chile.

Em Sendai, capital da província de Miyagi, os sismógrafos registraram tremores de até 7 graus na escala japonesa.

A energia elétrica e o gás foram cortados na cidade. Outras duas réplicas, de magnitude inferiores a 6, atingiram o arquipélago e fizeram com que os prédios na capital balançassem continuamente.

O epicentro do abalo se deu no fundo do mar, a uma distância de 160 quilômetros da costa, no mesmo local onde ocorreu um terremoto de 7,3 graus na última quarta-feira.

Imagens

A TV pública NHK mostrou imagens de barcos e carros sendo arrastados pelo tsunami na região mais a leste de Tóquio.

Muitas casas e regiões agrícolas foram atingidas pelas águas.

Em Chiba, tanques de uma companhia de gás pegaram fogo e há risco de explosão na área.

A rede TBS mostrou um prédio em chamas na ilha futurística de Odaiba, em Tóquio.

Os trens e o metrô pararam de circular e milhares de pessoas deixaram os altos edifícios comerciais da capital, lotando as ruas.

Em 1933, um terremoto de magnitude 8,1 atingiu a região metropolitana de Tóquio e matou mais de 3 mil pessoas.

Os tremores de terra são comuns no Japão, um dos países com mais atividades sísmicas do mundo, já que está localizado no chamado "anel de fogo do Pacífico".

O país é atingido por cerca de 20% de todos os terremotos de magnitude superior a 6 que acontecem no mundo."

Fonte: BBC Brasil

Japão: maior sismo de sempre já fez 32 mortos


Sismo de 8,9 na escala de Richter seguido de tsunami de dez metros na costa nordeste do Japão. Vê as imagens impressionantes da televisão japonesa.

"Pelo menos 32 pessoas morreram na sequência do violento sismo de 8,9 na escala de Richter registado ao largo da costa nordeste do Japão, segundo um balanço dos media nipónicos, pouco mais de três horas depois do abalo.

Dezenas de pessoas estão desaparecidas, adiantam os media japoneses.

O primeiro sismo, seguido de pelo menos quatro réplicas fortes, foi registado às 14h46 locais (05h46 em Lisboa), a 179 quilómetros a leste de Sendai, ilha de Honshu, e a 382 quilómetros a nordeste de Tóquio, informou o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS) ."

terça-feira, 8 de março de 2011

Hoje é dia de carnaval

Operação Censos 2011

Cartoons contra a desigualdade

O Museu Nacional da Imprensa apresenta até 15 de junho, no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Maia, a exposição de cartoons intitulada "Desigualdades, Discriminações e Preconceitos".

Esta mostra é o resultado do 1.º Concurso Europeu do Museu Nacional de Imprensa, instituição promotora do PortoCartoon-World Festival.

Os trabalhos apresentados caricaturam diversos tipos de discriminação, preconceitos e estereótipos que todos os dias afetam milhares de cidadãos, pela não aceitação da diversidade e pela violação dos seus direitos.

Dia Internacional da Mulher


PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO

Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.


Já começou: Maior operação estatísitca do país - Censos 2011

A maior operação estatística do país começa hoje com a distribuição dos questionários destinados a recolher dados no território português para os Censos 2011, que são de resposta obrigatória.

Quem não responder aos Censos ou falsificar as respostas incorre numa multa entre os 250 e os 3740,98 euros, tal como o SOL avançou nesta sexta-feira.

Tutelado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o processo conta com o apoio das autarquias e das escolas na sua divulgação.

O recenseamento geral da população e da habitação vai permitir saber onde vivem os cidadãos, onde trabalham, quantos são e que estudos têm.

Até dia 20, os recenseadores do INE vão entregar nas residências os questionários em papel e um envelope fechado com os códigos de acesso à Internet (e-Censos), uma novidade a introduzir este ano e ainda utilizada em poucos países, conforme explicou à Lusa em Outubro a presidente do INE, Alda Carvalho.

«É uma garantia de qualidade porque não vai exigir qualquer tratamento posterior», assegurou na altura, considerando este método mais confortável, já que o preenchimento pode ser feito em casa e de forma faseada.

Quem precisar de ajuda, pode solicitá-la ao recenseador, na Junta de Freguesia, ou através da linha de apoio telefónico do INE.

A 21 de Março abre o período de respostas via Internet (www.censos2011.ine.pt). A resposta deve corresponder à situação relativa a 21 de Março, o momento censitário.

De 28 de Março a 10 de Abril, ainda podem ser enviadas respostas pela Internet e preenchidos os questionários em papel, que serão recolhidos pelo recenseador em cada residência até 24 de Abril, altura em que já estarão encerradas as respostas online.

A resposta é obrigatória e confidencial. Além do endereço www.censos2011.ine.pt, podem ser esclarecidas dúvidas através da linha gratuita 800 22 20 11, nos dias úteis, das 09:00 às 20:00, horário que poderá vir ainda a ser alargado até às 22:00.

O XV Recenseamento Geral da População e V Recenseamento Geral da Habitação visa recensear todos os cidadãos «residentes ou apenas presentes no território português», independentemente da nacionalidade, bem como todos os alojamentos e edifícios destinados a habitação.

Os recenseadores estarão identificados e aptos a prestar todos os esclarecimentos, depois de terem recebido formação para o efeito, e estão obrigados, por lei, ao segredo estatístico.

Fonte: Lusa/ SOL

Conversor do Acordo Ortográfico da Porto Editora

O Conversor do Acordo Ortográfico da Porto Editora é uma ferramenta gratuita que possibilita a adaptação à nova ortografia. O Conversor de texto converte palavras conforme a ortografia antiga para a nova grafia e resolve no mesmo instante qualquer dúvida ortográfica.