quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Façam-se novos mapas pois, eis que surge um novo país!

O referendo sobre a independência do Sudão do Sul realizou-se entre os dias 9 e 15 de janeiro de 2011, para decidir o destino do Sudão do Sul - tornar-se um estado independente ou continuar a ser parte integrante do Sudão.
O referendo foi decidido aquando das negociações para o Tratado de Naivasha (2005), entre o governo central de Cartum e o Exército de Libertação do Povo do Sudão.
Os primeiros resultados oficiais da consulta popular realizada no Sudão mostraram que 99,57% dos eleitores votaram pela independência da parte sul.
O vice-Presidente do Sudão declarou, que Cartum aceita a decisão dos eleitores que querem a independência do Sul do país, naquela que foi a primeira reacção oficial do Norte após o anúncio dos resultados provisórios do referendo.
O Sudão do Sul (nome não oficial) deverá ser o 54º país africano a ser reconhecido pela comunidade internacional. A data marcada para a independência é 9 de Julho. O país já tem até hino nacional e bandeira escolhida.
As fronteiras exatas do novo país ainda não foram definidas, bem como as regras de relacionamento e distribuição de bens com o Norte. A região de Abyei, rica em petróleo, exatamente na fronteira, é desejada pelos dois lados.

Sem comentários:

Enviar um comentário